quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Acorda

Na empresa onde trabalho houve umas mudanças na direcção e a direcção do nosso departamento afastou-se. O nosso departamento ficou completamente atirado aos leões, ficou à deriva. Sem sabermos para onde é suposto ir, sem sabermos quanto podemos gastar, sem saber nada de nada. Apenas nos davam indicações de coisas que tinham que ser feitas de um dia para o outro. Isto já se passa há alguns meses.

Ontem fui chamada ao gabinete do director geral. Pensei que fosse para nos orientar, dar umas luzes de como estamos e para onde queremos ir. Mas basicamente foi para me passar um atestado de estupidez e incompetência. Insinuou que não cumpro prazos e que às vezes eu devia era fazer noitadas aqui para garantir que as coisas são feitas a tempo. Isto por causa de uma revista que saiu 15 dias fora do previsto por motivos que lhe expliquei e que fugiram do meu controlo, eu não podia MESMO ter evitado.
Ele diz que sente falta de confiança no nosso trabalho, que falhamos.

Ora bem, Mr. President, então deixa-me dizer de que é eu sinto falta:

1. Falta de Organização - Uma empresa desta dimensão e com esta facturação devia ser mais organizada, mais ponderada e menos improvisada. Isto de "esta semana é assim" "para a semana é assado" não funciona.

2. Falta de Comunicação - Eu não adivinho o que vai nas mentes brilhantes dos nossos directores. Não adivinho o que está a ser feito nos outros departamentos. E não adivinho o futuro da empresa. Se calhar se comunicassemos um bocadinho mais as coisas funcionassem melhor.

3. Falta de Motivação - Passar-me atestados de estupidez não me motiva. Mexer nos salários das pessoas (para menos, claro) também não. Filhos e enteados não motivam. Insinuar que devo deixar de ter vida para fazer aqui noitadas, também não me motiva. Estou aqui há 5 anos a aturar as vossas merdas e indecisões. Dêem-me algum crédito.

4. Falta de Respeito - E este é o ponto mais crucial aqui, Mr President. Eu não admito faltas de respeito. Não admito que peguem nos colaboradores por um braço enquanto se lhes dá ordens. Não admito palavrões. E não admito ameaças de despedimento. Sim, gritar bem alto "Vou começar a despedir pessoas!!!" não é fixe. Não te fica bem. Não te dá credibilidade. Ah, e não vai mudar nada.

Posto isto, e assim muito resumidamente porque o que tenho atravessado dava um livro, agradeço que pares e penses. Olha para a tua equipa. Olha-nos como pessoas e não como números. Olha para a realidade. Olha para quem trabalha e para quem apenas te dá palmadinhas nas costas enquanto te vai ao bolso. Olha para quem tem amor à camisola. Olha para os que estão aqui há tanto tempo e mesmo nos piores momentos não abandonaram o barco.
ACORDA!

Nenhum comentário: