quarta-feira, 7 de março de 2012

abandono de animais



Se há coisa que me tira do sério são pessoas que abandonam os seus animais de estimação.

Nunca percebi como é que se consegue deixar para trás um animal que passou meses, anos, uma vida connosco. Apagar as memórias da alegria desse mesmo animal quando nos vê chegar a casa, dos olhares ternurentos, das asneiras, das habilidades, da amizade que temos com esse animal, seja um cão, um gato, um cavalo, o que fôr.

Eu tenho uma cadela há quase 5 anos e amo-a como se fosse da família. Faria tudo por ela. Nunca a abandonaria nem lhe causaria dor por vontade própria. Só abdicaria dela se não tivesse dinheiro para lhe dar comida. Só abdicaria dela se estivesse pior comigo do que com outra família.

Sempre gostei de animais e acho que só devemos ter um conscientemente. Em bebés todos os cães e gatos são queridos. Achamos que não dá assim tanto trabalho, que não sai assim tão caro, que é só dar comida, água e passear. Não. Um animal precisa de atenção, de mimo, do nosso tempo. Precisa de se sentir amado tal como as pessoas. Se decidimos ter um é para a vida. Não é porque agora a ideia é gira e depois logo se vê!
Hoje uma amiga mostrou-me esta notícia. Esta Rita Egídio (para além de se despir em revistas) teve uma loja de animais. Sbe melhor que ninguém o que implica ter um animal em casa por isso espanta-me que quando decidiu adoptar dois cães de um canil não tenha pensado bem sobre o assunto. Espanta-me que passados meses ela e a família tenham mudado de casa deixando para trás os dois cães sem comida nem água. Isto é uma selvajaria! Estas pessoas deviam ser punidas por lei. Abandonar animais é como abandonar crianças. É deixar para trás um ser vivo que é da nossa responsabilidade sem meios de sobrevivência. É UM CRIME!
Por favor, antes de adoptarem, comprarem, um animal pensem que É PARA A VIDA. Ele vai sempre precisar de nós, ele dá trabalho, dá despesa e dá também muita alegria, muita amizade, muito amor.

5 comentários:

Blog da Maggie disse...

estou horrorizada, ainda não sabia disto.
é uma vergonha para esta familia este tipo de actos e deve ser divulgada (senão te importas vou colocar no meu blog).
Coitados dos animais.

Maggie

Marabunta & Framboesa disse...

Olá Maggie! Não me importo. Acho muito bem que este tipo de notícias sejam divulgadas. Esta gente devia ter vergonha!!!! E deviam ser punidas! Bjs e obrigada por partilhares!

Blog da Maggie disse...

Sim se a tal associação que lhes entregou os animais tiver condições para isso devem sim fazer queixa e eles deviam ser punidos, sem duvida.

Maggie

Martine disse...

Nunca consegui perceber o comportamento humano desse género. Para mim os animais são tão importantes e especiais como as pessoas. E desiludem-nos menos vezes. Beijinho :)

C*inderela disse...

essa gente ainda não percebeu que assim que nós os adoptamos eles passam a ser membros da familia. odeio casos de abandono, é melhor nem por a vista em cima dessa gente.