sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tribunal

Hoje fui a Tribunal! Pois que fui! Nunca tinha entrado num sequer. Sempre que passava ao lado do Tribunal, olhava e imaginava os juízes com aqueles mantos pretos por cima, com grandes perucas brancas sempre a martelar com aquela gerigonça de madeira escura.
Quando fui convocada a testemunhar num julgamento senti as pernas tremer. Primeiro por ser um caso tão próximo a mim e segundo por imagina o "Jura dizer a verdade e nada mais que a verdade?" com a mãozinha em cima da Bíblia!
Enfim... Mas lá fui. 14h00 cheguei ao tribunal. Passei no detector de metais sem apitar (devia estar estragado de certeza). Ar condicionado inexistente, um bafo insuportável! Muita gente com ar preocupado, miserável e de mal com a vida. De vez em quando lá vinha um tipo berrar os nomes das pessoas que faziam parte de determinado processo. Reclamava com as pessoas que estavam a conversar lá fora e voltava para dentro.
A parte boa da coisa foi que não fui chamada! Essa é que é essa. Nem entrei. Chegou-se a um acordo e agora é ver como corre daqui para a frente. Perdi a oportunidade única de ver os senhores das perucas e dos martelos!!!

2 comentários:

Verinha disse...

Lol
Esquece lá as perucas que isso hoje em dia não existe! lolol

Anônimo disse...

Devido à profissão que exerço, passo muito tempo em tribunais. Para desmistificar um pouco aquilo que a maioria das pessoas pensa, posso esclarecer que em Portugal, não há perucas, nem martelos (é normal ter-se essa ideia por causa dos filmes):) Apenas se impõe o uso da beca (para os magistrados) e da toga (para os advogados). O juramento é prestado mas também não há bíblia :).
Compreendo o nervosismo que antecede a entrada para a sala de audiências mas há que relativizar. Apesar de todas as formalidades e do simbolismo, procura-se, acima de tudo, apurar a verdade dos factos para atingir a realização da justiça. Nem sempre é fácil, principalmente devido ao descrédito generalizado na Justiça mas os tempos de intimidação já lá vão.
Infelizmente, nem sempre é assim, mas os tribunais existem para servir os cidadãos e não o contrário.
Já agora, excelente blog!
Marília