segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscars 2012

Esta edição dos Oscares foi (como sempre) muito 'renhida!' - adoro esta palavra...
Não tenho dúvidas de que os vencedores mereçam efectivamente a(s) estatueta(s) que levam para casa mas há uma coisa que me deixa triste... Não é triste é desiludida! Como sabemos existem vários tipos de premiações e reconhecimento à arte do cinema mas a meu ver os Oscares aproximam-se cada vez mais do Festival de Cannes e isso deixa-me triste. Acredito que "O Artista" seja um grande filme e uma obra de arte mas custa-me ver um filme a preto e branco, mudo, ganhar o Óscar de melhor filme quando outros filmes como o Cavalo de Guerra ou o Hugo que contam com imensos efeitos especiais e uma mega produção fiquem para trás. Acho que um género de filme assim, mais para o alternativo, faz sentido ser premiado no Festival de Cannes... Nos Óscares não. Ou então entrar noutro tipo de categoria... É a minha opinião! Gostei mesmo muito do Cavalo de Guerra e do Hugo...!

O Artista pode ser um grande filme mas a era do preto e branco e do mudo já passou. Hoje orgulhamo-nos de ter os meios mais modernos e espectaculares de fazer grandes filmes. Filmes que nos façam chorar, rir, esconder a cara atrás das mãos. Filmes que levem milhões de pessoas ao cinema. Esses (na minha opinião) são os grandes filmes. Ainda não vi o Artista mas será que vai levar assim tanta gente ao cinema?

A cena que o idiota do "Borat" fez foi vergonhosa! Coitadinho do Ryan Seacrest que estava a fazer o seu trabalho e que na minha opinião é um excelente profissional. Nunca fui à bola com o outro... Sempre o achei ridículo e arrogante. Agora ainda mais.

O post sobre as farpelas fica mais para a frente! Mas gostei de muitos... E detestei outros!

Boa semana :)

2 comentários:

Carmen. disse...

Thank God! Alguém que me compreenda!!! Sou adepta dos filmes independentes, mais ao estilo de Cannes... No entanto concordo plenamente que a era dos filmes mudos já lá vai. Pode ser um filme engraçado, mas por favor não me argumentem que foi uma revolução nos dias que correm! Gosh! Também me sinto muito desiludida... BTW, enquanto via a cerimónia, dei conta que foi dito que em breve vai haver um novo critério para o júri, um critério que vai dar lugar a mais filmes independentes na corrida aos Oscars. Não sei até que ponto não ficaria tudo melhor como está. Cannes é virado aos independentes, o Sundance, etc etc etc. Na minha opinião não deviam mexer muito... ou ainda há feridos! :p

Monika Kardoso disse...

Gostei muito destes dois filmes tb. O Hugo merecia ter ganho mais premios!!